sábado, 10 de outubro de 2009

HÁ SALVAÇÃO PARA O SUICIDA?

Embora já tenha ouvido opniões diversificadas, vou expor minha compreensão sobre esta temática.

O suicida comete um pecado grave, pois viola o sexto mandamento: não matarás, Ex 20.13. Esta era, inclusive, a argumentação de Agostinho. Por outro lado, parece difícil o suicida se arrepender deste erro, pois não há tempo hábil para tal.

Alguns sugerem que não se deve fechar esse assunto ao dizer que não há salvação para o suicida, pelo fato de não sabermos ao certo o que se passa na mente de alguém que comete tal prática. Nós não podemos julgar, não sabemos qual o nível de perturbação que o indivíduo foi acometido. Se dissermos que ele não se salvou ao se suicidar, podemos cair no erro de julgar algo que não temos condições, pois só Deus é Onisciente e conhece os corações.

Mas há ainda outro fator para ser considerado. Se quem comete suicídio está com alguma perturbação mental, se equiparando ao louco, a Bíblia nos assegura que até mesmo os loucos não errarão, Is 35.8. Então esta não pode ser uma desculpa para dizer que o suicida está salvo.

No caso de Judas, seu erro maior foi não buscar a misericórdia de Deus com um coração arrependido. E seu fim trágico sugere condenação, pois Pedro negou a Jesus mas se arrependeu depois, Judas poderia ter feito o mesmo. No que concerne a Sansão, a força dele vinha de Deus. Então se consideramos a atitude de Sansão como suicídio, estaremos dizendo que Deus o ajudou nesta prática, e isso é contra a natureza de Deus. Sansão não se suicidou, ele se vingou dos seus inimigos. É o que está registrado no texto de Jz 16.28-30. Se Sansão quizesse se suicidar, ele poderia ter feito isso em outras ocasiões. Mas sua atitude foi usar uma grande oportunidade para derrotar o inimigo nº 1 de Israel: os filisteus, e por isso ele aparece na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11.32.

Então? para responder esta pergunta, temos de analisar caso a caso.

Para esta resposta não se estender muito, vou resumir assim: Não podemos matar, nem cometer suicídio, pois a vida foi dada por Deus e só Ele tem o direito de tirá-la. Mas também não temos a chave do céu nem do inferno, para dizer que este ou aquele caso recebeu salvação ou condenação, pois não somos oniscientes.