quinta-feira, 23 de abril de 2015

DE DIREITA, DE ESQUERDA?

Em um dos programas Roda Viva, da TV Brasil, Julia Duailibi, repórter e blogueira do Estadão, ao perguntar para o cantor Lobão se ele era de direita, e dizendo que a direita no Brasil é contra o casamento gay, o aborto e a legalização das drogas, recebeu a seguinte resposta:

"... o governo do PT, que tem um capitalismo de estado poderoso, muita grana envolvida, muita corrupção, e os seguintes quadros: Maluf, Sarney, Renan Calheiros, Collor...
Você dizer que é de direita, parece que você é a favor da ditadura, da tortura, de racismo, isso não cabe dentro de mim.
Eu sou a favor do capitalismo, da livre empresa, se isso é ser de direita, então eu sou.

Esses temas ficaram essencialmente politizados. Hoje você tem pessoas dentro do movimento gay que já são contra o movimento engajado gay, dentro da política. Na verdade, a gente tem um problema... o  comunismo faliu como luta de classes. Você não tem uma política econômica comunista porque ela faliu. Então, o comunismo transmigrou-se para luta de ocasião. Por exemplo, querem deter o monopólio pela luta contra gays e a discriminalização de drogas. Eu recebo frases de militantes "seu maconheiro, cheirador de cocaína" e depois vão fazer passeata pró-maconha. Me chamam de "viado, bixa, parceiro do Cazuza, vocês tinham um caso", e são todos militantes 'do movimento gay'. Então, é muito desonesto a maneira que isso é colocado. Não é uma coisa maniqueísta: "você é a favor dos gays" você é esquerda. Não. Isso não acontece.

Tem vários tipos de proselitismo. Eu acho que a educação sexual na escola é de última. Aqueles panfletos, com genitalia, aquilo é de última. Indução à homossexualidade. Ou essa coisa dessa lei que proibe dizer que tem pai e mãe, isso é o fim da picada. Tem coisas que são contra o bom senso e por ter uma tarja de ser de esquerda você fica com medo de se colocar. Dizem "você é homofóbico". Então tem vários tabus. Eu não tenho a menor cerimônia de pontuar isso com bom senso.

Não adianta querer colocar tarja em você porque tem coisas que estão absolutamente com tarja de tabu e que, simplesmente esclerosam nosso bom senso, e talvez isso seja minha maior agonia é que essa esclerose do bom senso faz você adotar um peso pra duas medidas. É uma assimetria de percepção. Ou seja, oligofrenia coletiva. A gente tem que enxergar as coisas do jeito que elas são. E, quiçá, dar um outro tipo de nome. Direita, esquerda, tabu, gayzismo, todas essas coisas, pela monomania repetitiva dessas palavras, elas perderam o significado a muito tempo".

Alguns termos usados por Lobão, com seu significado, pra facillitar a compreensão:

Maniqueísmo: Filosofia dualística que divide o mundo entre bem, ou Deus, e mal, ou o Diabo. Com a popularização do termo, maniqueista passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do bem e do mal.
Proselitismo: é o empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, idéia ou religião.
Assimetria: desigual, exagero.
Oligofrenia: doença que provoca o retardo no desenvolvimento mental de um indivíduo.
Monomania: Alienação mental em que uma única idéia parece absorver todas as faculdades mentais do indivíduo. Ex. Paixão, idéia fixa.