segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Necessidades musicais nos cultos de hoje


Nestes dias em que temos recebido uma avalanche de mensagens motivacionais, o que chamamos de auto ajuda, com uma quantidade surpreendente de livros, palestras e pregações com essa mesma temática, a música não poderia ficar de fora. Outro dia, participando de um culto em minha congregação, pude contar 7 hinos enfatizando a importância do homem, em detrimento de uma mensagem que enfoque a pessoa de Cristo. Essa constatação é muito séria, principalmente quando se está num ambiente mais que propício para se falar a respeito de Jesus. E tenho constatado esse fenômeno em outros cultos, em diferentes igrejas e denominações.

Vou listar algumas expressões encontradas nestas músicas que algumas pessoas erradamente chamam de hinos (com seus respectivos intérpretes):

1. Restitui, eu quero de volta o que é meu... – Toque no Altar
2. Olha pra mim Senhor (3x), pois eu preciso do teu olhar... – Toque no Altar
3. Mas eu tenho uma palavra para te dizer, Deus dará de volta tudo pra você... – Shirley Carvalhaes
4. Mas eu declaro que chegou a hora e Deus vai tirar você desse vento... – Shirley Carvalhaes
5. Você é um escolhido e a tua história não acaba aqui, vão dizer que você nasceu pra vencer, que já sabiam por que você tinha mesmo cara de vencedor... você no palco... mas minha vitória hoje tem sabor de mel – Damares
6. Não pare de lutar, é hora de vencer – J. Neto
7. ... traz solução, tudo que pediu e esperou, receba agora em tuas mãos, pode colher que os frutos da fé agora brotaram.. – Cassiane
8. Em tempos de guerra nunca pare de lutar, não baixe a guarda nunca pare de lutar... recompensa vem sem demora – Ludmila Feber
9. Eu sei que chegará minha vez, minha sorte ele mudará diante dos meus olhos – Trazendo a arca
10. Acredite é hora de vencer... Campeão, vencedor, Deus da asas... Chega de ficar dizendo que não é ninguém... – Jamile

São muitas as musicas com esse perfil, por isso não vou me estender comentando ou citando outras, coloco-as apenas para instigar no leitor uma reflexão: estamos substituindo os hinos de louvor e adoração a Deus por mensagens motivacionais?

No último fim de semana de agosto, 28, 29 e 30, estarei regendo o coral jovem do 8º congresso de Jovens no Setor III da Igreja Assembléia de Deus, em Natal, no conjunto Soledade II. Mas tive o cuidado de escolher musicas que vão de encontro com essa tendência, contrário a essa temática vamos dar ênfase ao louvor a Deus, Aquele que é digno de ser louvado, adorado e ter toda nossa atenção. Abaixo também subscrevo algumas expressões das músicas que iremos cantar:

1. Oh exaltai Jesus o Senhor, unidos louvemos o seu nome, seu nome exaltai e daí louvores ao Senhor pra sempre
2. Com sacrifício de louvor, Com um hino que te exalte, Louvarei teu nome ó Deus
3. Ó Deus quão majestoso é teu nome, Aleluia, te louvo Senhor
4. ... hoje é tempo de falar do amor de Deus
5. ... eu ergo louvor ao Deus que me fez com sua mão
6. Canta minha alma ao Senhor, rendei-lhe sempre ardente louvor

Reflita e... vamos louvar a Deus de verdade.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR!

    DILETO IRMÃO ANANIAS QUERO AQUI EXPRESSAR O MEU APREÇO PELO COMENTÁRIO QUE É EMINENTEMENTE RELEVANTE, UMA VEZ QUE VIVEMOS NUM CONTEXTO MUSICAL QUE POUCOS SÃO OS QUE DEMONSTRAM COMPROMETIMENTO COM A MÚSICA SACRA(PURA,SANTA E RESPEITÁVEL)CUJO OBJETIVO PRIMACIAL É ENALTECER A DEUS COMO CRIADOR E MANTENEDOR DE TODAS AS COISAS POR MEIO DA HARMONIA, MELODIA E RITMO.

    OS GRANDES COMPOSITORES BÍBLICOS FORAM HOMENS DESTACADAMENTE COMPROMETIDOS COM À DOUTRINA BÍBLICA. PODEMOS CITAR MOISÉS LEGISLADOR DOS HEBREUS E MAIOR PROFETA DO ANTIGO TESTAMENTO E AINDA O SALMISTA DAVI O QUAL COMPÔS A MAIORIA DOS SALMOS.

    PORTANTO, O MEU ANSEIO É QUE AQUELES QUE ATUAM NO ÂMBITO MUSICAL EVANGÉLICO TENHAM ACIMA DE TUDO DESVELO PELA PALAVRA DE DEUS E POR CONSEGUINTE COMPONHAM DE FATO HINOS QUE EVIDENCIEM CONTEÚDO DOUTRINÁRIO EM CONFORMIDADE COM À INEFÁVEL E INERRANTE PALAVRA DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Ananias,a Paz do Senhor.Quero dizer para você que concordo plenamente com a sua mais nova postagem.É lamentável o que vemos nos dias atuais,onde o louvor, que deve ser dirigido unicamente ao Senhor nosso Deus,esteja tomando outro alvo:À criatura, ao invés do Criador!!.Creio firmemente que a maioria dos compositores destes hinos antropocêntricos sabem, como ninguém, massagear o ego das pessoas.É por isso que as ditas canções fazem tanto sucesso em nosso meio.O verdadeiro louvor exalta o Nome do Senhor Jesus Cristo, fala do imensurável Amor de Deus pela humanidade, e principalmente do sacrifício eterno do seu Filho Jesus na cruz por nós.A minha oração é que o Espírito Santo de Deus nos ajude sempre a louvarmos a Deus com hinos que de fato o agrade. SL.149.1.

    ResponderExcluir
  4. Ola irmão Claudio!

    Estava eu procurando novos blogs para divulgar o meu e... Surpresa boa! Achei seu blog! Parabéns pelo trabalho e qualidade dos posts.

    E, aproveitando, apresento o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  5. Caro Irmão Cláudio Ananias, paz seja convosco.

    Já a algum tempo temos percebido o enfoque equivocado que a maioria dos compositores ditos "evangélicos" têm dado aos nossos "louvores".
    É evidente a aproximação entre a corrente mundana que prega a auto-ajuda(inclusive citando textos bíblicos fora de contexo) e estes compositores.
    E a falta de maturidade dos crentes contribui para a perpetuação deste estilo, que utiliza-se de melodias açucaradas e letras "motivadoras". O resultado é um emocionalismo latente durante o culto, mas ao térino, quando se sai da igreja, uma ausência total de conteúdo.
    Não quero aqui ser o "juiz" desta causa.
    Mas não posso deixar de enxergar fatos que aconecem com tanta frequencia em nosso meio.
    Que Deus nos ilumine e nos capacite a louva-lo racionalmente, sem que isto signifique ausência de espiritualidade.

    Em Cristo,

    Janilson Bezerra
    Natal/RN

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo belo trabalho no blog.

    Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir