segunda-feira, 2 de março de 2015

O sol parou mesmo, como diz a Bíblia? A Bíblia se contradiz?

Sustentar com razões (argumentos) as proposições da doutrina ortodoxa eclesiástica exige o conhecimento científico em algumas áreas. São áreas de apoio à Teologia que amparam com linguagem própria muito daquilo que a Bíblia diz com linguagem comum. Veja bem, quando falamos do poder sobrenatural de Deus, em sua interferência no curso natural para conceder livramento ou vitória sobre os inimigos do seu povo, usamos termos coloquiais, a linguagem do dia a dia. É o caso do texto que narra a vitória de Israel sobre os amorreus, no livro de Josué, capítulo 10. A expressão bíblica diz: “E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou dos seus inimigos” (vers. 13). Na verdade, sabemos, ao estudar em geografia os movimentos de rotação e translação da terra , que não foi o sol quem parou, foi o movimento de rotação da terra que pode ter ficado mais lento – como diz a continuidade do versículo: “o sol… não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro” – ou ter parado totalmente. Fato é que, ao usar uma expressão popular para descrever algo cientificamente comprovado, a Bíblia não está se contradizendo. Mesmo porque, a Bíblia não é um livro científico, nem histórico, nem filosófico, ela contém elementos textuais dessas áreas de estudo.

Norman Geisler e Thomas Howe, em Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia (1999), explicam que as alegações de erros na Bíblia feitas pelos críticos enquadram-se, na verdade, em erros que eles mesmos cometem ao analisar os textos bíblicos. E dentre esses erros está o de achar que a Bíblia deveria usar uma linguagem técnica. Eles explicam ainda que:

"Para que algo seja verdadeiro, não é
necessário fazer uso de uma linguagem erudita,
técnica ou, assim chamada, “científica”.
A Bíblia foi escrita para pessoas comuns de
todas as gerações, e, portanto, emprega a linguagem
comum, do diaadia. O uso de uma
linguagem nãocientífica não vai de encontro à
ciência, pois ela é anterior à ciência. As Escrituras
foram escritas em tempos antigos, com
padrões antigos, e seria algo anacrônico impor
sobre elas padrões científicos modernos. Contudo,
não é menos científico falar que “o sol se
deteve” (Js 10.13) do que se referir ao “nascer
do sol” (Js 1.15). Ainda hoje os metereologistas
mencionam todo dia sobre a hora do “nascer”
e do “pôr do sol”(GEISLER; HOWE,
1999, p. 26).

Dessa forma, sabemos que existe ciência na Bíblia, assim como existe matemática, física e biologia, mesmo que não encontremos nos seus termos técnicos as descrições dessas áreas. Porém, para conseguirmos demonstrar a veracidade das informações que a Bíblia nos apresenta, é necessário algum conhecimento de determinadas ciências. Veja bem, não estou dizendo que para “crermos” naquilo que a Bíblia nos apresenta precisamos conhecer a ciência. Estou dizendo que para “demonstrarmos” a verdade dessas informações precisamos de ciências auxiliares à Teologia. O apologista cristão, portanto, deve saber algo de história, filosofia e outros campos de estudos científicos como a paleontologia, a física, a matemática,a química, a biologia e a arqueologia (áreas de conhecimento científico que “auxiliam”, e não “substituem” o estudo da revelação de
Deus).


Para saber mais, adquira CRISTIANISMO INTELIGENTE, a fé em harmonia com o intelecto, entrando em contato comigo através do e-mail: c.nias@hotmail.com

Deus vos abençoe,
Cláudio Ananias

Um comentário:

  1. A paz do Senhor.
    Parabéns pelo blog, acabei de conhece-lo e gostei bastante. Com ctza voltarei outras vezes.
    Não há nenhum problema em dizer que o sol parou. O movimento é relativo, se a Terra está em movimento em relação ao Sol, o Sol também está em movimento com relação a Terra. Logo, se a terra parar, o sol também estará em repouso com relação a terra.
    Fica na Paz!

    ResponderExcluir