segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

As luzes da razão "mesmo"




Olá a todos.

Imaginem vocês que o músico e escritor Tony Belloto escreveu uma matéria para veja.com intitulada As luzes da razão, onde defendia o evolucionismo. Nessa matéria, ele chegou ao ponto de dizer: "Não deixem que a Idade das Trevas volte a eclipsar a sabedoria humana! Notícias dão conta que o criacionismo - doutrinação religiosa disfarçada de pseudo-ciência - cresce entre as escolas brasileiras. E não apenas no ensino religioso, onde faria algum sentido, mas nas aulas de ciência.".

Depois, como se não bastasse, citou Isaac Roitman, da Sociedade Brasileira pra o Progresso da Ciência, quando ele disse estas palavras: "a evolução é comprovada cientificamente".

Após ler estas palavras, senti-me impelido a dar-lhe uma resposta. Nela assegurei que, ao contrário do que disse Isaac Roitman, a evolução NÃO pode ser comprovada cientificamente. Pelo contrário, se considerarmos a 1ª e 2ª Leis CIENTÍFICAS da Termodinâmica, a teoria da evolução transgride elas.

Por conseguinte, pude concluir: tanto a Teoria da Evolução quanto o Criacionismo, ou seja, as duas teorias precisam de Fé, são pontos de crenças diferentes, mas que, no caso da teoria da evolução, é necessário ter mais fé, pois contradiz a ciência.

Quando tratamos de questão de crença, de fé, nós lidamos com algo intríseco a nós mesmos, a partir de alguma experiência pessoal. A Bíblia nos dá orientação a respeito da fé, dizendo: "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.". No entanto, a fé não é um salto no escuro. Robert Jastrow, um dos astrônomos mais importantes do mundo, do Instituto Espacial Goddard, que lançou as sondas Pioneer e Voyager, agnóstico, chocou seus colegas numa conferência da Associação para Ciências Avançadas, admitindo haver evidências de um Criador Supremo do universo. Posteriormente, ele escreveu:

"Os astrônomos, curiosamente, ficam contrariados... com a prova de que o universo teve um início. A reação deles fornece-nos uma demonstração interessante das respostas da mente científica - supostamente uma mente bastante objetiva -, quando a evidência revelada pela ciência entra em conflito com os artigos de fé professados por sua profissão... a ciência é uma espécie de religião".

Pensem nisso, para que "a luz" da razão os acompanhem nesse assunto. A propósito, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."Jo 8.12.

Em Cristo,
Cláudio Ananias

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog querido irmão! Fico feliz em compartilharmos juntos das coisas divinas por este sítio!!! Graça e paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir