quinta-feira, 9 de abril de 2009

Porque alguns clips de André Valadão são tão escuros?

Eu sempre fui um afeiçoado pelos hinos tradicionais, em especial aqueles pertencentes aos hinários Cantor Cristão e Harpa Cristã. Outro dia, quando coloquei o fone de ouvido e sintonizei na Rede Aleluia (aqui em Natal é a 102,9 FM), fui surpreendido com um dos hinos mais belos que conheço desde minha infância: Mais perto quero estar, na voz de André Valadão. Entretanto, assistindo uma das programações da Rede Boas Novas, vi alguns desses clips, do CD Clássicos, e achei estranha uma coisa: o cenário todo escuro.

Um dos hinos é Vencendo vem Jesus. A interpretação é boa, tirando é claro o sotaque forçado que ele coloca em algumas palavras como t’terra. Um outro hino é Sobre as Ondas do Mar, com um clip também escuro, no ritmo de rock. Nesse, ele fica dançando, levantando a perna, girando sempre, com um jogo de luz parecendo uma danceteria, como numa dessas boates que vemos em filmes (porque ainda não fui pessoalmente numa). Esse cenário pode combinar com uma das frases do hino, aquela que diz: “trevas vêm te assustar...”, mas já não combina com a frase: “e então tu verás que bonança se faz...”.

O último que vou citar é Porque Ele Vive. Este hino é um dos mais lindos da Harpa Cristã, fala da essência do cristianismo autêntico fundamentado na ressurreição de Jesus. Mas de novo, o ambiente do clip é obscuro. Não combina com a mensagem que a música traz.

Talvez a intenção desta produção tenha sido reproduzir um cenário antigo, sugerindo uma identificação com as datas desses hinos, entretanto, me parece que por algumas razões óbvias, a idéia não foi muito feliz.

Nós precisamos estar atentos a algumas dessas manifestações para não confundirmos as coisas. É verdade, dê uma olhada nesses clips e verifique se as imagens escuras não lembram situações que diferem da letra.

Ou você tem outra impressão?

5 comentários:

  1. Prezado irmão

    Acabei de tornar-me seguidor do seu blog. Que o Senhor continue abençoando esse importante veículo de propagação do Evangelho.

    Abraços

    Cristiano Santana
    http://cristisantana.blogspot.com

    Obs.: sugiro excluir esse comentário logo após a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão Cláudio Ananias,

    A paz do Senhor.

    Preciso conversar com o irmão, com certa urgência.

    Qual é o seu telefone, por gentileza? Envie o número para o meu e-mail.

    Aproveito a oportunidade para dizer que seu blog está uma bênção, para a glória de Deus!

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, Irmão Claudio tornei-me seguidor de seu blog, gostei deste espaço e sempre que for possivel vou frequenta-lo.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor!!!!
    Acabei de me tornar seu seguidor, continue fazendo estas cristicas construtivas, em base da Palavra de Deus e do seu amor aos hinos e Jamais desfaleça, também achei estranho.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à observação. Que a graça que te impulsiona a "investigar" coisas obscuras aos olhos da maioria, alcance milhares de pessoas carentes nas questões pertinentes a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir