sexta-feira, 30 de julho de 2010

O CRISTÃO NA POLÍTICA (2)



  •  Há exemplos bíblicos de crentes na política?
Em primeiro lugar é importante definir política para compararmos os sistemas políticos exemplificados na Bíblia e o que hoje é exercitado no mundo e em nossa nação.

A política é uma arte, pois também diz respeito à maneira de ser ou de agir, mostrando a habilidade de alguém naquele ofício público. É ciência por agrupar conhecimentos necessários a organização e desenvolvimento da sociedade, e sempre de forma pública. Em minha concepção, uma das mais belas artes e ciências é a Política, se exercitada íntegra e genuinamente. 

Como formas de poder para o exercício político, temos a Autocracia, Democracia, Oligarquia e Teocracia. Os sub-tópicos de cada forma dá-nos clareza na concepção. Por exemplo, a nação de Israel, ao ser estabelecida por Deus, deveria ser conduzida teocraticamente. O desejo de Deus era que seu povo tivesse um reino sacerdotal (Ex 19.6), onde Ele mesmo os conduzisse em suas leis. Daí a instituição da Lei ou Torá, que tem o seu resumo no Decálogo (Ex 20; Dt 5).

Porém Israel, ao observar outras nações, pediu a Deus um rei (I Sm 8.5), era o início da Autocracia (ou monarquia), onde muitos reis passaram agradando e desagradando ao Senhor.
No Brasil, vivemos em uma Democracia, onde os representantes públicos do âmbito legislativo e executivo são escolhidos através do pleito. 

Assim, ao observar os homens e mulheres que estavam exercendo cargos políticos no período bíblico de Israel, vemos que àquele sistema político não tinha nada a ver com este sistema que hoje nos serve. Os exemplos extraídos da Bíblia, para justificar a participação de crentes na política, não cabem em nosso contexto. Vou citar alguns deles: 

José, governador do Egito, foi colocado milagrosamente por Deus naquele cargo, com o objetivo de cumprir o plano que o Senhor havia traçado para seu povo. Antes e depois de José, que outro governador servo de Deus assumiu aquele posto? Não há registro bíblico.

Moisés foi legislador das leis promulgadas por Deus aos filhos de Israel, as quais ele recebeu no monte Sinai aceso em fogo (Ex 19.18; Hb 12.18). Aquela legislatura era sacerdotal.

Davi foi ungido rei por Samuel (I Sm 16.12,13) sob a orientação de Deus, e começou o reinado sem passar por eleição popular, onde não se cabia compra de votos, favores e outras formas de corrupção. Da mesma forma outros reis que vieram após ele, e que agradaram ao Senhor. 

Daniel foi levado cativo com outros judeus por ocasião da invasão de Nabucodonosor a Jerusalém (Dn 1). Lá, sob providência divina, ele e seus companheiros foram guardados dos perigos advindos de uma nação estranha e, cumprindo o propósito de Deus, Daniel chegou ao posto de estadista. A posição pública de Daniel não apagou o ministério profético escolhido por Deus para ele. Mas a postura deste servo fiel é muito dispare dos exemplos que vemos no atual sistema político. Repito a pergunta: Antes e depois de Daniel, que outro estadista servo de Deus assumiu aquele posto? Não há registro bíblico.

Outros exemplos bíblicos poderiam ser citados para mostrar que há uma distancia muito grande entre o sistema, a forma e o propósito que fizeram aqueles personagens chegarem aos cargos públicos e o que vemos em nosso contexto atual.

Minha compreensão, aliada aos fatores mencionados, é de que há exemplos bíblicos de crentes políticos NAQUELA FORMA E COM AQUELES PROPÓSITOS citados, onde o objetivo maior era a realização dos planos de Deus para com o povo israelita. 

Considerando o contexto atual da política em nossa nação, nenhum exemplo bíblico deve ser usado para justificar a participação efetiva de crentes na política.

Não obstante, se houver necessidade hoje de um cristão dentro da esfera política para favorecer a Igreja do Senhor, Ele pode utilizar seus métodos incomuns e sobrenaturais para defender seu povo, como no caso da rainha Ester.

Na próxima postagem responderei a última pergunta, mais polêmica e com “muito pano pra manga”.

4 comentários:

  1. Na condição de cidadãos, acredito que qualquer pessoa tenha o direito de se candidatar a algum cargo público, isso deve ser compreendido e necessariamente aceito pelo meio evangélico, já que todos somos indivíduos inseridos na mesma sociedade e dotados de conhecimento político, mesmo que apenas intuitivo. Não se pode privar alguém do desejo de ser integrante da administração governamental por meio do voto popular simplesmente pela análise de seu credo ou fé.
    Na verdade, como já explicou e comprovou nosso ilustre Ananias, o grande equívoco na conturbada relação "CRISTÃOXPOLÍTICA" está no fato de se fazer uso indevido da Bíblia para justificar sua carreira política bem como da membresia eclesiástica (quando se divulga campanha política no culto de adoração a Deus) para obter aprovação no pleito.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Flávio. É o uso indevido da Bíblia que coloquei em questão.

    Há candidatos que chegam ao cúmulo de usar seus números da eleição fazendo paralelos com os números dos Salmos, tencionando os eleitores a associarem assim seus números como forma de memorizar.

    São atitudes ridículas por cima de atitudes ridículas. Que o Senhor nos guarde.

    ResponderExcluir
  3. RADICALIZE E VIVA!

    É com esta frase que eu te convidamos a conhecer o blog do ministério Siga o Mestre. Porque radicalizar? Radicalizar é viver em santidade em tempos de rebeldia geral. Ser radical é renunciar a si mesmo e escolher a vida pela Palavra assumindo a responsabilidade da cruz, se dispondo a seguir o Mestre consciente da seriedade desta decisão.

    Com nossas publicações, queremos promover a volta ao cristianismo prático como culto racional, resposta de Deus para a ardente expectativa dos homens, tanto dos salvos quanto dos que se perdem.

    Assim, aguardamos sua visita no desejo de podermos lhe abençoar, grande abraço, em Jesus, o Mestre.
    MINISTÉRIO SIGA O MESTRE

    Obs 1: Após esta primeira visita, passamos a seguir este blog.

    Obs 2: Acesse o PARCEIROS e saiba como fazer parceria com este blog para a promoção do Reino.

    ResponderExcluir
  4. amém irmão...concordo plenamente com tudo citado!!!Deus abençoe...

    ResponderExcluir