quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Subsídio para Lições Bíblicas (Lição 9)


Subsídio para Lições Bíblicas (Lição 9)

A Conversão de Paulo

Quem era Paulo antes de sua conversão?

O escritor de Atos dos Apóstolos usa inicialmente o nome Saulo para se referir a este personagem. Somente a partir do capítulo 13, versículo 9, Lucas passa a referir-se a ele como Paulo: “Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele...”.

Saulo era o seu nome hebreu, e Paulo, o nome romano, originário do latim. A autora do hino 196 da Harpa Cristã, Frida Vingren, usa um paralelismo para ilustrar a conversão desse apóstolo construindo a seguinte expressão: “Mui zeloso pela lei foi Saulo, perseguia o povo de Deus, mas transformado foi em um Paulo, pois achou ele a rosa dos céus”. Isso não quer dizer que após sua conversão, Paulo deixou de ter o nome Saulo, apenas este nome não foi mais usado (pelo menos nos registros de Lucas e em suas epístolas).

Paulo:

• Era judeu, da tribo de Benjamim: “Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus” (Fl 3.5).

• Nascido em Tarso: “sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia” (At 22.3).

• Estudou com Gamaliel, um dos mestres mais respeitados entre o povo: “um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo” (At 5.34). “nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais” (At 22.3).

• Fariseu: “Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.” (At 26.5). “segundo a lei, fui fariseu” (Fl 3.5).

• Falava hebraico e grego: “falou-lhes em língua hebraica” (At 21.40). “E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram” (At 22.2). “

• Tinha duas cidadanias: era romano - “disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado?E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano.E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim. E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento” (At 22.25-28); e israelita – “E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais” (Gl 1.14). “da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim” (Fl 3.5).

• Aprendeu o ofício de fazer tendas: “E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.” (At 18.3).

Paulo e sua eloqüência

O discurso de Paulo no Areópago citando os poetas gregos (At 17.28), seu escrito a Tito fazendo referência a outro poeta (Tt 1.12), seu pedido a Timóteo para que trouxesse os livros e os pergaminhos (2Tm 4.13), traz a tona a necessidade de os verdadeiros cristãos estarem preparados também intelectualmente, buscando conhecimentos externos, afim de poderem “persuadir os homens a fé” (2 Co 5.11), e demonstrar que “a palavra da cruz é loucura para os que perecem” (1 Co 1.18).

A eloquência de Paulo diante de Festo e do rei Agripa são uma demonstração do seu preparo. Diante daquelas autoridades a sua preleção foi tão convincente que Lucas registrou: “E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!” (At 26.28).

Sigamos seu exemplo, como ele seguiu o de Cristo (1 Co 11.1).
Cláudio Ananias

Nenhum comentário:

Postar um comentário